domingo, 18 de novembro de 2012

Aula de Capoeira 2

Alongamento de braços pernas e tronco

Atividade 1:
Todos os alunos deveriam executar a gingada da capoeira e ao comando do professor, os alunos executariam os elementos solicitados pelo professor como: benção, cocorinha, meia lua de frente, esquiva lateral, esquiva de costas, açoite, martelo, armada e queixada.







Execução da meia lua de frente





Agora gingando em duplas, inicia-se na posição para a entrada na roda de capoeira, logo no início é executado o AU, em seguida, enquanto um faz a COCORINHA o outro faz a MEIA LUA DE FRENTE (compasso). A atividade tem sequência com os outros alunos os quais devem respeitar a ordem de execução dos elementos da capoeira: cumprimento, cocorinha de bebê, ginga, meia lua de compasso.

Atividade 5:
Gingando em duplas, apenas um executa o golpe “Telefone” respeitando a seguinte ordem: pára na paralela, avança uma perna e executa o golpe.
Nessa atividade pode ser feita uma variação como: após o golpe o aluno que recebeu o golpe faz a defesa e dá o contragolpe “cabeçada”.





Em dupla, 1 aluno se coloca de pé e o outro deita de lado atrás do aluno que está em pé, colocando uma perna atrás das pernas e outra a frente perto da região abdominal, puxando e derrubando quem está em pé, após a queda o atacante faz um rolê sobre o aluno que sofreu a queda dando uma joelhada e após a finalização da projeção seguida do golpe o aluno sai gingando.



DEFESA DO CARANGUEJO:
Todos andando de como caranguejo, tentam derrubar uns aos outros puxando as pernas.
Aplicação da Defesa: gingando, pés paralelos, faz-se a defesa do caranguejo e troca o lado da defesa.


Postado por: Maiara e Rodrigo

Capoeira

Atividade: Os alunos ficam dispersos, um dos alunos foi o pegador ao pegar  o colega o aluno ficaria de cocora esperando outro colega iniciar um golpe de capoeira para poder salvar




 Atividade para ginga: Desenhar um triangulo no chão com a base voltada para o professor. Se posiciona com os pés na base em paralelo, depois coloca um pé para trás e joga mão ao contrário para frente. Volta com os pés paralelos na base e depois coloca o outro pé para trás. E assim sucessivamente (pode ser colocado com música/cd).


Em duplas para fixação da ginga, fazendo os movimento juntamente com o colega, com a perna contrária que o outro colega estava.

Na sequencia uma da dupla ficaria de cocora, enquanto o outro colega fazia o movimento de ataque, passando a perna por cima.

Progressão pedagógica de FLOREIOS
Floreio na Capoeira ( Regional) - Mestre Bimba

AU (ESTRELINHA)
Progressão Pedagógica: CHO CO LA TE 
Pode- se usar um obstáculo para realizar o AU




Postado por: Maiara e Rodrigo

Continuação Karatê

A aula se iniciou-se com alongamento de troco

Braços e pernas


  • Saudação
A professora forma duas colunas e pede para que todos fiquem de pé, todos ao comando da profª irão por o pé direito para o lado, flexionar os joelhos e sentam-se sobre os dedos dos pés. Após o comando todos comprimentam o fundador do karate.





  • Atividade 1
Relembramos alguns golpes usados no karate, o Zuki (soco), o Gyaku Zuki(soco com perna contraria a frente)Mae Geri (marcha frontal), defesasalta, media e baixa.

Forma duplas, um de frente para o outro, um irá fazer o zuki (soco com a mesma mão da perna a frente), e o outro faz uma defesa alta, o aluno que irá aplicar o soco tem que ter o maximo cuidado para não acertar o colega. O mesmo exercicio será feito, só que agora os papeis se invertem quem fez a defesa ataca e quem atacou faz a defesa. O exercicio se repetirá mais uma vez, mas agora será executada a defesa baixa.

Após a luta foi feito a saudação entre os colegas





Postado por: Maiara e Rodrigo

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Karatê

Atividade 1: Os alunos foram divididos em duplas cada dupla teriam que tocar outro colega em qualquer parte do corpo

Golpes de ataque e defesa

Brincadeira pedagógica cantiga do Karatê



Progressão de pernas – Mawashi-geri (perna da frente)


Movimento com as mãos e posicionamento de pernas

Postado por: Maiara e Rodrigo

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Quedas do Judo

Quedas.

O tomoe-nage  é uma técnica de sacrifício, onde o kuzushi do golpe envolve o uso do sacrifício da posição de domínio. No tomoe-nage, o tori tem que sacrificar sua posição de domínio, caindo no chão mas usando o movimento da queda para puxar o uke e arremessá-lo frontalmente. Tomoe-nage significa justamente isso: arremesso circular


 Kani Basami é um golpe muito interessante que faz parte do curriculum do Judô, apesar de estar atualmente banido das competições. Provavelmente é uma das diversas técnicas que Jigoro Kano trouxe do Wrestling, pois é conhecido que Jigoro Kano, ao viajar pelo mundo e estudar outras artes marciais, incorporou ao Judô diversas técnicas, como por exemplo, o Kata-Guruma, que é uma técnica do Judô que foi baseada em uma técnica de Wrestling. Provavelmente o Kani-Basami tenha a mesma origem


Postado por: Maiara

Aula 7 - Judô parte /final

Judô parte Final
Saudação Professor Aluno


Saudação aluno professor

A aula de iniciu com o alongamento extensão de braços e pernas


Rolamentos para frente e para trás

Rolamento Toca do coelho pé de apoio contrário a mão que dará o impulso fazendo com que as costas toque o chão

Queda com antebraço,pernas paralelas, braços semi flexionados, mãos abertas,impulso dado para frente.

Varrer o chão, pernas paralelas

Quedas  costas,

Ossotogari(Rodão)

Postado por: Maiara

sábado, 22 de setembro de 2012

Aulão de Lutas "Oficinas e Palestras"

Oficina de MMA:

A aula foi ministrada pelos acadêmicos do 4° Período, Lucas e Mateus, que nesta modalidade do MMA







Alongamento de pernas

Estensão de Braços


Oficina de Capoeira:
























Oficina de Taekwondo:






Oficina de Karate:




Oficina de Esgrima:



Postado por: Tais