sábado, 22 de setembro de 2012

Aulão de Lutas "Oficinas e Palestras"

Oficina de MMA:

A aula foi ministrada pelos acadêmicos do 4° Período, Lucas e Mateus, que nesta modalidade do MMA







Alongamento de pernas

Estensão de Braços


Oficina de Capoeira:
























Oficina de Taekwondo:






Oficina de Karate:




Oficina de Esgrima:



Postado por: Tais

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Resenha do artigo
"A evolução sócio-histórica do judô - Primeiras aproximações".

Este artigo revela uma pesquisa intitulada na Metodologia do Ensino da Educação Física  sob a Ótica Critica-Superadora, em que trás o ensino por meio do conhecimento dos alunos em relação ao judô, onde esses alunos, não fiquem restrito só no saber das técnicas e fundamentos e que dentro da escola não fique também  dentro de um projeto político-pedagógico. Dentro da origem do judô, o profissional da área de Educação Física tem que trabalhar com seus alunos os pontos essenciais que  são:
Isolamento geográfico do Japão; onde não desenvolvia tecnologicamente, armas matérias, etc;
Latifúndio; existiam grandes proprietários de Terra (samurais), onde surgiram grandes conflitos no período Shogun;
Jiu-Jitsu; parte da formação dos samurais, em que basta o uso do corpo, lutas de golpes contundentes e de morte, onde que mais tarde foram incorporados no judô.
Por meio do surgimento do judô há varias maneiras de se trabalhar com os alunos apontando essencialmente: A urbanização do Japão. Onde surgiram grandes cidades, e Jigoro Kano, que foi o homem mais importante da sua época, pois percurso o judô principalmente por meio do Princípio da Flexibilidade, mantendo as tradições japonesas, cujo os fundamentos essenciais são: Projeção, o jogo entre desequilíbrio vs equilíbrio, imobilização, quedas e rolamentos. Para isso o judô virou esporte espetáculo que pode ser trabalhado de maneira em que o aluno aprenda o maior contato da cultura japonesa com a cultura oriental, por meio das imigrações suas características por meio das olimpíadas que surgiu em Tóquio (1964), com a Guerra Fria e o uso político- ideológico do judô, onde a um processo de treinamento desportivo, e que o profissional da área de educação física abranja todos esses conhecimentos citados acima para que possa passar para o aluno com clareza. O judô também está inserido nas múltiplas relações perante a sociedade por meio da educação, lazer, saúde, meios de comunicação, comércio e gênero fazendo com que todos tenham pelo menos um contato com o esporte. Mas assim mesmo o judô no Brasil e considerado um esporte que está engatinhando, mas que há dentro das escolas propostas pedagogias para que esse conteúdo saia o papel e torne realidade dentro das instituições de ensino.

A evolução sócio-histórica do judô - Primeiras aproximações. Revista da Educação Física (EUM, 1011): 13-21, 1999.

Postado por: Rodrigo

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

EXEMPLO DE UMA TABELA DE TREINAMENTO
PARA COMPETIDORES DE JUDO

        Esta tabela pode ser utilizada para todas as modalidades de lutas, desde que seja feitas as adapitação necessárias para a modalidade desejada.
        A serie demostrada a baixo de ser repetida  durante 5min à 8min, e cada treino deve comtemplar de 5 à 10 series, para um bom treinamento, pois é esta a media de lutas que o atleta fará em uma competição.

Postado por: Taís

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Spencial Judo Fitness Test
Judô é um esporte olímpico, que exige técnica, tática e um alto nível de aptidão física [19]. Alguns aptidão física e variáveis ​​antropométricas são considerados requisitos para alto desempenho no judô concorrência [23,26]. Alguns autores sugerem que os jogadores de alto nível do judô devem ter baixa gordura corporal e circunferência do braço elevado [8]. No entanto, a composição corporal difere entre categorias de peso, com maior porcentagem de gordura corporal em categorias meio-pesado (90 a 100 kg) e pesado (mais de 100 kg) em comparação com as categorias inferiores [26]. Callister et al. [6] relataram que os jogadores de judô de alto nível apresentado menor gordura corporal por cento (5,1 0,6%) em comparação com judocas qualificados pior no ranking EUA.
Do ponto fisiológico de poder ver, anaeróbica e capacidade, força e capacidade aeróbica têm sido apontadas como as principais características a serem desenvolvidos por jogadores de judô [26]. Estas variáveis ​​também são diferentes de acordo com categorias de peso.
A avaliação de atletas de judô é difícil porque há poucos testes específicos e os testes de laboratórios não simular os movimentos de jogo. Com efeito, judocas foram avaliadas em tarefas não específicas. Além disso, pouco se sabe sobre as diferenças entre elite (E) e não-elite jogadores (NE) de judô. Assim, o objetivo deste estudo foi verificar as diferenças entre E (Nacional e medalhistas internacionais) e NE (nonmedallists em Torneios Nacionais brasileiras) júnior e sênior judocas em testes genéricos e específicos
Segundo Franchini foram feitos dois testes para aperfeiçoar as condições anaeróbica dos atletas,mensurado por um meio de potência de pico e da potência média, em dois testes de membros superiores e número de projeções.No entanto a concentração de lactato após o segundo teste diminuiu mais proximo da competição, o que indica que atletas conseguiram manter o mesmo desempenho com menor solicitação glicolítica, as concentrações da lactato permanecerem similares dos dois período, podem ser associaodos ao fato das atletas brasileiras terem sido avaliadas com um intervalo de um ano.

Este teste esta demostrano no video a seguir:


A tabela a seguir serve para verificar a eficasia do teste e com seu resultado melhorar o treimamente o atleta.


 
APTIDÃO FÍSICA E DIFERENÇAS ENTRE antropométricas judocas de elite e não-elite
E. Franchini1, M.Y. Takito1, M.A.P.D.M. Kiss2, S. Sterkowicz3
1Faculty de Educação Física, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, Brasil; 2School de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, Brasil; 3Dept. de Desportos de Combate, da Academia de Educação Física, Cracóvia, Polônia

Preparação Fisíca para Atletas de Judô - Franchini, Emerson,2008
Postado por: Maiara

Aula 6



Tartaruga e caçador.  Nesta brincadeira um dos alunos é o caçador enquanto os demais representam a tartaruga.  O caçador tenta pegar a tartaruga, que por sua vez para se salvar deve ficar de barriga para cima, assim o caçador não poderá pega-la.  Também apresentou a brincadeira do cachorro, onde um dos alunos se posiciona sobre quatro pês e nesta posição ele deve tentar agarrar, pelas pernas, e derrubar os demais. Quando ele consegue derrubar o aluno que está de pé, este também passa a fazer o papel de cachorro.

Queda para frente:Com os joelhos no chão uma perna levantada a frente mão oposta ao lado do corpo, fazendo uma casinha a outra mão se projeta para dentro e executando a queda.

Caída com antebraços e braços, com o apoio dos joelhos sobre o chão mãos semi-flexionadas se deslocando para frente.

Técnica de projeção ou abração

( Hon-kesa-gatami) que é uma técnica em que o judoca, sentado lateralmente,  segura o braço e o pescoço do adversário impedindo a sua movimentação.  

Encaixe: pés paralelos ao chão o colega se vira na frente da colega segura a mão e faz o encaixe para cima

Na técnica da projeção ou abração ( koshi-goruma)  o judoca coloca o braço direito em volta do pescoço do adversário, enquanto a outra mão tenta manter o desiquilíbrio.

 então inicia-se o movimento com o tronco, flexionando um pouco a perna e mantendo o joelho esticado e a rotação do quadril para projetar.

Saudação após a luta

Postado por: Maiara

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Aula 5

Alongamento





Alongamento do tronco.

Rotação para direita e esquerda

Iniciação ao Judô

Projeção: Rolamento para trás, mãos ao lado do corpo,tronco e pernas fazendo a impulsão para trás.

Agarre: A primeira aluna teria que pegar na gola e a outra mão segurando a manga, a outra colega faz a mesma sequencia.

Agarre com deslocamento ou valsa(andando em diferentes direções)


Agarre com queda deixando a colega levemente no chão.

USHIRO UKEMI - caída de costas

Relaxamento

Alongamento do tronco.

Saudação para o término da luta

Postado por: Maiara

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Curriculum Lattes de Taís Vidal Moraes:
http://lattes.cnpq.br/0486355267700207

Curriculum Lattes de Rodrigo Oliveira Deretti:
http://lattes.cnpq.br/5601005479844276

Curriculum Lattes de Wesley Ramon de Lima Cardoso:
http://lattes.cnpq.br/1202811460639951

Curriculum Lattes de Maiara Lazzarotto
http://lattes.cnpq.br/9873936467073640

Postado por: Taís